Identidade Visual

Estou falando com você mesmo. Certamente antes de sair de casa escolheu uma roupa, acessórios, talvez uma maquiagem, um par de sapatos legal. Claro que você pensou no conforto para enfrentar o dia, mas as suas escolhas também informam muito sobre a sua personalidade, a sua marca. Você também comunica por meio da sua identidade visual. Já que você sabe fazer isso muito bem, vamos falar sobre outra amiga nossa: a loja. Escolher uma boa roupa… Ou melhor, roupagem, para ela, é de fundamental importância. E não precisa de muito para causar uma ótima impressão. 

   O conjunto de estímulos que oferece unidade e identificação para um lugar que pretende oferecer informação, praticidade e conforto para o cliente precisa focar numa mensagem organizada, formato harmônico e estrutura que ofereça uma coerência. Um ambiente confuso, desequilibrado e incoerente pode destruir todo esforço realizado de comunicação para atrair as pessoas e converter as vendas.

   Desde o momento que o consumidor põe a mão no carrinho de compras é essencial que todos os sentidos dele sejam acolhidos de acordo com as práticas do estabelecimento. O ponto de venda precisa ter presença e estar presente inclusive na boa memória. O objetivo é que ele ao voltar para casa com as compras diga: nossa como foi legal o clima do mercado, como fui bem atendido, nem demorei, não foi agitado… A loja tem que comunicar bem, de cara o cliente deve entender que as cores, formatos, arquitetura, sinalização, desenhos; até mesmo o cheiro e sonorização do lugar fazem parte da verdadeira identificação social e ela impreterivelmente ficará gravada por um bom período. 

   Aqui não vamos abordar técnicas e inteligências de visibilidade de uma loja. Mas uma dica trivial que deve versar sobre qualquer empreendimento é prestar atenção no básico. O preço no lugar certo e bem visível, por exemplo, pode ser um bom começo. No final das contas o melhor resultado pode estar em fazer bem o básico e depois avançar. Parece simples, e em muitos casos é.  O dia mais importante de uma loja é quando cliente entra nela. Portanto, todos os dias são relevantes. Se estes dias não estão acontecendo é preciso preocupa-se. Talvez o problema não esteja fora. Vale a pena até fechar as portas um dia para organizar do que insistir no erro e arriscar fechar as portas durante um intervalo maior.

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